
A Diverse entende que trabalhar com Diversidade e Inclusão envolve a mudança de paradigma para a construção de uma cultura voltada à promoção da diversidade, o que envolve a realização dos princípios da igualdade, com a constante observação à contribuição de todos os grupos da população e, portanto, das mudanças necessárias na sociedade para a garantia de sua participação saudável e sustentável. Para essa construção, acreditamos no trabalho que abrange 3 focos principais: transformação do olhar sobre o conhecimento, transformações de comportamento, transformações de práticas institucionais. Para isso, é importante considerar vários aspectos do ser humano além da compreensão racional (sem dispensá-la), para obter conquistas significativas para uma sociedade socialmente mais igualitária e democrática.
As metodologias utilizadas pela Diverse atendem a esse fim, na realização de workshops, reuniões e materiais impressos e audiovisuais de letramento e treinamento que focam numa comunicação ampla que conversam com os aspectos emocionais, psíquicos inconscientes e racionais do ser humano. Foca também em encontrar caminhos alternativos para solução de conflitos na promoção de ações judiciais e assessoria jurídica a pessoas e/ou grupos discriminados, bem como nas práticas, documentos e compliance de organizações empresarias.
Assim como se manifesta o fenômeno da discriminação estrutural, institucional e nas relações interpessoais em nossa sociedade, de forma sistêmica e transversal, a sua transformação também só ocorrerá por meio de ações sistêmicas e transversais.
A Diverse tem forte compromisso com a eliminação e transformação das práticas institucionais que mantém o ciclo da discriminação estrutural em nosso país, e, acredita que todas as dimensões dos seres humanos podem ser trabalhadas no ambiente profissional. Nesse contexto, considerando que a discriminação ainda está em todo lugar, atua para além da sua potencialidade direta de transformação, mas para que todas as pessoas envolvidas com esse trabalho, das mais variadas profissões, possam multiplicar empreendendo em suas atividades as transformações, criando inovações específicas de sua prática profissional.